Sexta-Feira 19/06/20

Olá Boa Noite Caros Leitores e Leitoras do Blog.
Hoje, ao fim de mais de um mês sem te escrever, trago-te umas novidades. 
Querido diário, antes até de começar a escrever-te todas as minhas novidades, deixa-me dizer-te que estou muito feliz, pois hoje saí mundialmente a continuidade da saga do meu Videojogo Favorito, The Last of Us Parte 2.
Okay!! Vamos Começar!!
Não é algo extraordinário, mas é algo que me está a dar imensa Motivação e Animação. Bem diário, como bom companheiro que és, sabes que fiquei com um 12º Ano incompleto numa escola de Tecnologia. Ou seja, tive um Triénio a estudar um curso Profissional e que por não me dar muito bem no mesmo, reprovei no 12º Ano. Escusado seria de te dizer que infelizmente o que ficou por completar competia a Módulos Técnicos daquele mesmo Curso.
No entanto, teria um Projeto Final, chamado PAP (Prova de Aptidão Profissional) na qual, comecei por desenvolver, algo que é obrigatório para Alunos que pretendem terminar e receber o Diploma do 12º Ano e Certificado de Técnico de uma certa Área Escolhida pelo Aluno.
Infelizmente não consegui terminar o meu projeto a tempo, e consegui dentro destes todos critérios, apresentar a “Pré-PAP”, que nada mais é do que apresentar á Turma e aos Professores Avaliadores, o teu projeto, que pode estar em desenvolvimento na altura (que foi o meu caso e de grande percentagem dos meus colegas).
Muito sinceramente, não me recordo, de quanto tive em termos de nota na Pré-Apresentação frente a um Auditório, mas posso dizer que não me valeu de muito, mesmo tendo positiva na Pré-PAP.
Contudo, reparei que muito sinceramente, não me dei muito bem no Curso que frequentava que nada mais era, Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos.
Recordo-me que naquela escola, estava interessado em um Curso de Fotografia, mas que naquele ano não Abriu Vagas. Na verdade, escolhi um curso, ás cegas, de verdade! Com as Matrículas a chegarem a um prazo final, eu, com um aperto no coração de não encontrar vaga em mais nenhum lugar, escolhi aquele o qual fiquei “pendurado”. 
Pois o Curso que escolhi é claramente o Oposto daquilo que eu me dou melhor em Informática. O Curso de Programação é como sabem de Software e eu sempre me dei melhor com Hardware, obviamente o oposto.
Quem me dera ter essa informação na altura, antes de me ter inscrito nesse.
Enfim, contudo, isto, e com as férias de verão, no fim, fiquei um pouco em pânico (por ser, para mim, um curso que “puxa muito” pela cabeça) e com 18 Anos fui trabalhar para um Supermercado. 
Este Ano o meu contrato chegou ao fim, o que por acaso, por incrível que pareça, foi na altura em que o COVID-19 apareceu em Portugal, ou seja, posso dizer que : sai mesmo a tempo!
A questão seguinte é que, com todo este gosto que tenho de terminar o meu Ensino Secundário, fiz umas pesquisas e informei-me e, vou optar por faze-lo este Ano Letivo assim que poder fazer as inscrições. No entanto, em todas informações dizem o mesmo e como actualmente tenho 21 Anos de Idade, só posso apenas estudar em Horário Nocturno.
Era algo que também já estava habituado quando estava empregado, o meu Horário era de Noite. Por isso não acredito que me vá “custar” assim tanto adaptar-me á noite, retirando as noites frias de Inverno.
Mas diário, a força de vontade, está mais forte do que nunca em mim e quero mesmo terminar o Ensino Secundário, sendo que desta vez vou optar pelo Ensino Secundário Regular e não o Técnico/Profissional. 
A diferença aplica-se na verdade, de que, o Ensino Regular, prepara-te para um prosseguimento de estudos e o Ensino Profissional prepara para o Mercado de Trabalho, visto que quem o termine, tem uma Certificação Nível 4. (além do Diploma de 12º Ano.) Esta é a única vantagem que admiro mais no Ensino Profissional.
Quero ir com calma e fazer tudo da maneira mais certa e correta para mim e para o meu futuro. Este Curso de Ensino Secundário Regular é um que mais quis, na altura em que saí do 9º Ano Letivo. Este era o tal ! 

{ Foi por esta, a Diferença do Ensino Profissional/Técnico dar-me uma melhor chance ao Mercado de Trabalho e saídas Profissionais do que o Ensino Regular, que não optei por este curso que ao fim, na mais realidade de todas, está-se a dar ao meu destino novamente }.

Mas diário, estou mesmo muito Animado, Empolgado e Feliz por ir terminar o meu Ensino Secundário. 
Já falei com a minha mãe e irmã acerca desta minha ideia, e na verdade, senti ali aquele apoio da minha irmã.  A minha mãe ficou meio que…não consegui decifrar. Claramente que me aconselhou para o melhor e tem aquele medo que eu fique “para trás” outra vez.
Mas já lhe garanti que não, que me vou dedicar a 100% aos meus estudos e terminar de uma vez por todas o 12º Ano de Escolaridade. Eu estou a contar com eles, para me ajudarem.
Vão ser 3 Anos Lectivos, mas vão ser 3 Anos que me prometo a mim mesmo com toda a força e dedicação que vou aplicar-me nos meus estudos. Eu quero isto! Eu sempre quis isto! Sempre quis, um ensino Regular, infelizmente na minha ilusão tomei por partido um curso que me está a fazer “recuar”. 
E se te estás a perguntar se vou desistir do mesmo apenas pelo projecto que te falei ali em cima, da PAP, acredita que não é só por isso, é pelos Módulos Técnicos que tenho em atraso. 

(A única coisa que tirei partido daquele curso além das Matérias que mais tenho recordação, e os Estágios em Empresas, foi que conheci aquela que é a Mulher da Minha Vida).

Todos os módulos que tenho, pertencem ao 12º Ano e são todos técnicos. Meu deus, eu consigo safar-me em outras disciplinas!
Eu quero provar a mim mesmo que consigo, é um desafio, um presságio para comigo mesmo.
Para ser sincero diário, nunca tive tanta vontade de estudar, de me agarrar aos livros e perder tardes a estudar. Sei que no fundo, é um Curso que sempre me quis envolver.
Sei que ainda vou a tempo, tenho 21 Anos, quando terminar o Curso que é Triénio, termino com 24 Anos. Com menos de 25 Anos, tenho o 12º Ano concluído, e apartir dai, decido melhor como quero construir a minha vida. Se prossigo em estudos ou dou por terminado a minha escolaridade.
Com tudo isto, sinto que estou numa altura da minha vida em que sinto que estou finalmente a “endireitar-me” ao rumo da minha vida pessoal.
Contudo, querido diário, quero que saibas que ando muito Feliz, Empolgado e Excitado por esta decisão que decidi tomar.
Por Hoje é tudo, Obrigado.

Obrigado.

João Rafael






Comentários

Mensagens populares deste blogue

A Minha Experiência com o Site Primor.eu

INTENSE CAFE - MONTALE (NICHE PARFUM)

Segunda-Feira 20/03/23